A Voz do Brasil e a Copa do Mundo

O programa obrigatório do governo federal A Voz do Brasil está há mais de 70 anos no ar, um dos mais antigos do mundo ainda em execução. Criado em 1935 pelo então Presidente Getúlio Vargas, é um programa diário, transmitido por todas as rádios brasileiras de segunda à sexta-feira, das 19h às 20h.
Em 2003, a deputada Perpétua Almeida propôs um Projeto de Lei que defende a manutenção dos 60 minutos de programa desde que sejam exibidos entre 19 horas e 22 horas, encaixados na grade de programação das rádios, deixando de ser veiculados em horário obrigatório e único. A proposta aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados e, caso aprovada, depende apenas de sanção presidencial. Acredito que com este pedido, esta obrigatoriedade está prestes a mudar. E precisa ser rápida essa mudança, ainda mais agora que estamos próximos da Copa do Mundo. Já estamos há mais de 10 anos na luta para que isso aconteça e entidades do setor têm se levantado em campanhas nacionais para que tenhamos um resultado concreto.
Por que flexibilizar? Quando o programa foi criado no período da chamada Era Vargas, o rádio era o principal meio de comunicação de massa e hoje, contamos com diferentes tipos de meios de comunicação. Com a não flexibilização, as emissoras de rádio não vão conseguir transmitir de forma integral um terço dos 64 jogos da Copa do Mundo. As partidas que começam entre 17 e 20 horas terão a transmissão interrompida pelo programa.
A flexibilização do programa é uma reivindicação antiga das emissoras, que se aprovada, permitirá que a população possa exercer seu direito de escolha no horário das 19h e também fará com que cada emissora possa veicular o programa em momento mais adequado na sua programação o que resultará também em uma comunicação mais eficiente dos conteúdos propostos e teremos a transmissão integral dos jogos do Mundial.

Presidente da Agert, Roberto Cervo Melão