“Novos mercados: quem vai ganhar neste jogo?” Este foi o título da apresentação do diretor-presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, que encerrou as palestras do 20º Congresso Gaúcho de Rádio e TV, nesta quinta-feira. Com um formato totalmente interativo, incluindo a participação dos congressistas através de enquetes feitas via celular durante a palestra, Nelson Sirotsky fez uma análise de nossa realidade, das mudanças que fazem parte de nosso dia-a-dia e que precisam ser consideradas pelos radiodifusores e empresários da comunicação. “Nossos públicos, ouvintes, precisam estar no centro de todas as discussões. É em função deles que a organização deve trabalhar, atendendo suas reais necessidades, na medida certa, na hora exata”, afirmou Nelson.
Hoje a sociedade tem diferente forma de segmentação. As “tribos” são grupos de pessoas que se relacionam por interesses comuns, independente do local onde estejam. “Temos que aproveitar esses novos interesses, novas formas de comunicação, adaptando e inovando sempre”.
Durante sua apresentação, Nelson participou ao vivo do programa Gaúcha Entrevista, conversando com Ruy Carlos Ostermann e apresentando como conteúdo o resultado das pesquisas realizadas durante sua apresentação em Canela. Mostrando na prática como é possível inovar, utilizando interatividade, convergência tecnológica e produção de conteúdo pelos próprios receptores da mensagem, os congressistas.
Confira o resultado das enquetes da palestra:
Qual vai ser o conteúdo ganhador?
1- Informação – 47,22%
2- Esportes - 11,11%
3- Música – 16,67%
4- Humor – 6,94%
5- Mix – 18,06%
Os ouvintes estão dispostos a pagar por conteúdo?
1- Sim – 50%
2- Não – 50%
Na sua empresa, já é realidade o uso dessas ferramentas que geram interatividade?
1- Uso muito – 29,63%
2- Moderadamente – 44,44%
3- Não uso ainda – 25,93%
Quais as chances da sua emissora neste novo mundo?
1- Vamos continuar crescendo e aproveitando as oportunidades – 96,55%
2- Vamos esperar para ver o que vai acontecer – 0%
3- Vamos mudar de atividade - 3,45%