Pesquisa de Audiência “IRP RÁDIOS” – Estado do Rio Grande do Sul

pesquisa Agert

Metodologia

Pesquisa quantitativa domiciliar, onde apenas uma pessoa por domicílio foi selecionada para responder a pesquisa, segundo as variáveis controladas da amostra, buscando atender aos objetivos acima mencionados.

A Equipe de Entrevistadores foi devidamente treinada internamente para padronização dos processos no tocante à forma de abordagem, utilização da amostra, cartelas, sequência das perguntas, entendimento e domínio do questionário e roteiro das cidades que seriam pesquisadas.

A Equipe foi composta por cinco pesquisadores, deslocados de Porto Alegre às oito Regiões que compuseram a amostra.

A forma de coleta das entrevistas foi através de tablets linkados ao sistema https://www.gdsd.com.br/pesquisa, onde tivemos controle total de cada entrevista, pois todas foram gravadas, com informação também de geolocalização, para controle perfeito das Cidades onde a pesquisa deveria ser realizada. No mínimo 20% das entrevistas foram ouvidas e testadas, a fim de garantir a veracidade do hábito e da opinião de cada entrevistado.

Amostra

O modelo amostral adotado foi quotas, com amostra representativa da população de 15 anos e mais, das oito Regiões.

As variáveis controladas (como cada entrevistado foi selecionado), foram: Regiões, Setores nas Cidades, Sexo, Faixas Etárias e Condição Econômica (Ocupados/Não Ocupados).

Equipe Técnica

  • Domício Torres: Diretor do IRP, pesquisador com 50 anos de atuação em pesquisas, dos quais, 36 anos como diretor do IBOPE para SC e RS.
  • Alexandre Crivellaro: Tecnólogo, desenvolvedor dos produtos "IRP RÁDIOS" e "Surveykast", que servirão para análises desta pesquisa. Durante 23 anos atuou no IBOPE, desenvolvendo sistemas para Rádio, Televisão e Internet. Atualmente dirige sua Empresa, "Forekast".
  • Sidney Fernandes: Estatístico e especialista em métricas de pesquisas, atuou no IBOPE por 45 anos, até 2020.
  • Rafael Xavier: Marketing e gerenciamento do sistema de coleta. Especialista em análises de pesquisas, trabalhando para agências de propaganda e veículos de comunicação por mais de 10 anos.
  • Juliane Freire: Estatística, inscrita no CONRE4.
  • Angela Almeida: Chefe de Operações.

 

                                                                     Glossário - Pesquisa IRP Rádios

Universo – Quantidade de pesssoas na área pesquisada com 15 e mais anos.

Amostra - Quantidade de pessoas selecionadas com determinadas características demográficas (por exemplo: sexo, faixa etária e condição de ocupação) na área pesquisada para representar seu respectivo universo.

Conceito de audiência = Tempo:
As pessoas entrevistadas informam que emissoras costumam ouvir e em que horários, revelando o tempo em que ficam ouvindo cada emissora.

Conceito de alcance = Pessoas diferentes:
É o número diferente de pessoas que informaram que ouviram determinadas emissoras por pelo menos um minuto. uma pessoa que ouviu 15 minutos, por exemplo, é contada tanto quanto uma que ouviu por três horas.

Resultados que constam na plataforma Rádio Report:

IA % - índice de audiência em percentual. Quantos por cento da população estudada, costuma ouvir rádio

IA # - Índice de audiência em números absolutos - média de ouvintes por minuto.

SH % - Share % - Participação de determinada emissora em relação ao total de ouvintes (soma de todas as emissoras).

PS % - Participação no segmento ou perfil da audiência – Indica a participação de determinado target em relação ao total de audiência da emissora.

AFIN # - Afinidade - Indica a proporção entre a participação do segmento (perfil) na audiência de uma emissora e no perfil da população do universo pesquisado.

ALC % - Alcance Percentual - Indica o percentual de pessoas diferentes que sintonizaram a emissora por pelo menos um minuto em determinado dia de semana e faixa horária em estudo.

ALC # - Alcance Absoluto – Indica a quantidade de pessoas diferentes que sintonizaram a emissora por pelo menos um minuto em determinado dia de semana e faixa horária em estudo.

SUP ALC % - Superposição de Alcance – Indica a proporção de ouvintes de determinada emissora selecionada, que declararam ouvir também outras emissoras.

SUP ALC # - Indica a quantidade desses ouvintes.

ALC EXC % - Ouvintes Exclusivos - Indica a proporção de ouvintes da emissora selecionada, que declararam ouvir apenas a referida emissora no período em estudo.

ALC EXC # - Indica a quantidade desses ouvintes.

TMED % - Tempo Médio de Audiência - É o total de minutos dedicados a uma emissora, divididos pelo número de pessoas que a ouviram por pelo menos um minuto - Indica a proporção da média de minutos em relação ao total de duração da faixa horária em estudo.

TMED # - Tempo Médio de Audiência – Indica a média de minutos sintonizados pelos ouvintes de determinada emissora, dentro da faixa horária em estudo.

ALC DVQ % – De Vez em Quando – Indica o percentual de pessoas que ouvem emissoras de vez em quando, além das que costuma ouvir, dentro de determinado dia da semana e blocos de 6 horas (madrugada/manhã/tarde/noite). Resultados por 1h no Radio Report.

ALC DVQ # - Indica a quantidade dessas pessoas diferentes que ouvem determinada emissora de vez em quando.

ALC MAX % – Alcance Máximo – Indica a quantidade de pessoas diferentes que costumam ouvir determinada emissora e as que costumam ouvir a mesma esmissora de vez em quando no período em estudo

ALC MAX # - Indica a quantidade desses ouvintes.



Para descompactar arquivos:

Abra Explorador de Arquivos e localize a pasta compactada (Pesquisa de Audiência "IRP RÁDIOS" – Estado do Rio Grande do Sul).

Para descompactar toda a pasta, clique com o botão direito do mouse para selecionar Extrair Tudo e siga as instruções.

Você também pode selecionar Extrair Tudo na faixa de opções de comando.

Para descomprimir um único arquivo ou pasta, clique duas vezes na pasta compactada para abri-la. Em seguida, arraste ou copie o item da pasta compactada para um novo local.